Sim, por favor
Não, obrigado
Consequências do Vaticano II
donate Books CDs HOME updates search contact

O Remédio da Misericórdia – II

Novos ensinamentos levam a alterações da Fé

Robert P. Banaugh, Ph.D.
No artigo anterior examinamos alguns dos ensinamentos das Escrituras que contradizem o apelo à misericórdia que foi feito na Igreja pós-conciliar. Vejamos agora mais palavras de Nosso Senhor afirmando o direito dos fiéis de ouvir a verdade:

O direito dos fiéis de receber o verdadeiro ensinamento da Fé foi implicitamente confirmado pelas palavras de Mateus: “Naquele tempo, Jesus respondeu e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos pequeninos, assim é, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai; nem alguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (11,25-27)

christ admonishes the sinner

Cristo adverte a mulher apanhada em adultério: 'Vá e não peques mais'

A condenação de Nosso Senhor aqui e em Marcos (9,41) também se aplica aos teólogos e autoridades da Igreja que enganam os fiéis com ensinamentos que contradizem o Magistério - mesmo que tais ensinamentos sejam derivados das deliberações do Vaticano II.

Ao discutir o erro, o Concílio atendeu ao apelo de João XXIII de omitir as “armas da severidade” e considerou apenas o “remédio da misericórdia.” Esta mudança significativa no tratamento do erro se refletiu na retirada de “A Admoestação dos Pecadores” da lista tradicional das Obras de Misericórdia Espirituais no novo Catecismo da Igreja Católica autorizada e aprovada por João Paulo II (cf. n. 2447).

Consequentemente, porque as Obras de Misericórdia Espirituais são as boas obras feitas para o bem das almas, a remoção da “Advertência dos Pecadores” permitiu à Igreja Conciliar efetivamente minimizar, ou mesmo eliminar, os esforços para informar os fiéis sobre as terríveis consequências do pecado e reforçar seus esforços para enfatizar o bem-estar temporal do homem. Ao fazê-lo, a Igreja Conciliar frustrou grandemente sua missão de ajudar os fiéis na salvação de suas almas.

Hell fra angelico

O painel de Fra Angelico sobre o Inferno foi um ensinamento visível para o povo; hoje o inferno caiu no esquecimento

De fato, apenas seis anos após o encerramento do Concílio, o Papa Paulo VI observou: “O assunto do inferno não é mais ouvido.” (1) Infelizmente, durante todo o restante de seu papado, o Papa não fez nada para reviver tal pregação.

Esta falta de preocupação com o bem-estar eterno das almas não só continuou, mas aumentou durante o longo pontificado do Papa João Paulo II, que zelosamente se esforçou para impor à Igreja Conciliar alterações da Fé Católica inspiradas pelas deliberações do Concílio dedicadas a “trazer o Igreja no mundo moderno.”

Este zelo foi claramente evidente em suas palavras na Constituição Apostólica que introduz o Catecismo da Igreja Católica: “O Concílio Vaticano II sempre foi, e especialmente durante aqueles anos do meu Pontificado, o ponto de referência constante de cada ação pessoal, no compromisso consciente de implementar suas diretrizes concreta e fielmente no nível de cada Igreja e de toda a Igreja.” (2)

Mais adiante, insinuou que o próprio Catecismo seria um meio vital para efetuar tais mudanças com estas palavras: “Este catecismo dará uma contribuição muito importante para aquele trabalho de renovação de toda a vida da Igreja, como desejado e pelo Concílio Vaticano II.” (3)

Um exemplo da Igreja Conciliar “renovando toda a vida da Igreja” encontra-se na declaração de João Paulo II neste Discurso Apostólico pós-sinodal aos Bispos:

“Ao anunciar o Senhor ressuscitado, os cristãos apresentam aquele que inaugura uma nova era e anuncia ao mundo a boa nova de uma salvação completa e universal, que contém em si o penhor de um mundo novo no qual a dor e a injustiça darão lugar a alegria e beleza. No início de um novo milênio marcado por uma consciência mais clara da universalidade da salvação e pela percepção de que o Evangelho deve ser proclamado diariamente de novo, a Assembleia sinodal fez um apelo para que nosso compromisso com a missão não seja diminuído, mas ampliado uma cooperação missionária mais profunda” (Pastores Gregis, outubro de 2003).

Mudanças no ensino

Desde o encerramento do Concílio, a mudança radical no tratamento do erro inspirou muitas alterações de fato da fé católica tradicional que a contradizem. Por exemplo, uma dessas alterações de fato é: “A obediência ao primeiro e mais importante Mandamento não é mais necessária.”

buddhists Catholic pray

Um padre católico prega um retiro para freiras diante de uma estátua de Buda

Uma consequência dramática dessa alteração foi demonstrada publicamente em Assis, Itália, em 27 de outubro de 1986, onde o Papa exortou representantes de religiões não-cristãs a orarem a seus falsos deuses pela paz.

João Paulo II desejava tanto que os representantes das religiões não-cristãs pudessem rezar aos seus falsos deuses que até permitiu a retirada do Santíssimo Sacramento do tabernáculo da Igreja de São Pedro para que uma estátua do falso deus Buda poderia ser colocado no topo do tabernáculo para os representantes da religião budista oferecerem suas chamadas orações.

Uma segunda alteração “inspirada” e significativa de fato da fé tradicional: “Não é mais necessário que tanto as palavras quanto as ações sejam necessárias para a salvação, visto que agora alguém é justificado somente pela fé.

Esta nova doutrina de fato é resultado do Acordo assinado em Augsburg em 1999 por representantes da Fé Católica e da Federação Luterana Mundial intitulado: “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação,” que obviamente contradiz o ensino de Fide de que “Para justificação, além da fé, outros atos de disposição devem estar presentes.” (4)

Francis and Lutheran praying

Francisco reza com um ministro herético no templo evangélico luterano de Roma

A seção 13 da Declaração Conjunta é um exemplo típico do raciocínio, ou “spin,” tão frequentemente empregado pelos teólogos da Igreja Conciliar para “justificar” suas alterações da fé católica tradicional:

“'Ao apropriar-se de percepções de estudos bíblicos recentes e basear-se em investigações modernas da história da teologia e do dogma, o diálogo ecumênico pós-Vaticano II levou a uma notável convergência sobre a justificação, de modo que esta Declaração Conjunta é capaz de formular um consenso sobre as verdades básicas da doutrina da justificação. Desse consenso, as correspondentes condenações doutrinárias do século 16 não se aplicam ao 'parceiro' de hoje.”

Esta Declaração, também chamado de Acordo de Augsburg, abriu uma nova fase da Revolução Conciliar mais ampla em direção a uma religião mundial. Seus efeitos estamos experimentando hoje.

Por exemplo, recentemente o Vaticano anunciou que Francisco participará de um culto conjunto luterano-católico na Suécia em outubro de 2016, desencadeando uma série de eventos planejados para 2017 para comemorar o 500º aniversário da reforma. (5)

Continua

“Dada a atualidade do tema deste artigo (19 de fevereiro de 2016), TIA do Brasil resolveu republicá-lo - mesmo se alguns dados são antigos - para benefício de nossos leitores.”

  1. Romano Amerio, Um Estudo das Mudanças na Igreja Católica no Século 20, KC: Casa Sarto, 1996, p. 695.
  2. Constituição Apostólica Fidei Depositum sobre a publicação do Catecismo da Igreja Católica, elaborado após o Concílio Ecumênico Vaticano II, 11 de outubro de 1992
  3. Ibid.
  4. Ludwig Ott, The Fundamentals of Catholic Dogma, TAN, 1960, p. 253
  5. "Papa Francisco, "Católicos e Luteranos Recordarão a Reforma," New York Times online, 25 de janeiro de 2016
Postado em 11 de janeiro de 2023