Sim, por favor
Não, obrigado
Questões Tradicionalistas
donate Books CDs HOME updates search contact

Razões da Igreja para condenar a
devoção da Divina Misericórdia

Mons. Patrick Perez
Vários leitores fizeram perguntas à TIA pedindo orientação sobre a devoção da Divina Misericórdia. Desde que conhecemos Mons. Perez havia abordado o tema alguns meses atrás, nós o convidamos para escrever um artigo sobre isso para o nosso site. Como ele está ocupado com muitos deveres pastorais e incapaz de escrever, ele nos enviou a fita e o texto desse sermão (21 de abril de 2013) para editarmos e postarmos conforme nossa conveniência.

Transferimos sua linguagem falada para a linguagem escrita e inserimos título e legendas. Apesar de ser um artigo longo, achamos melhor oferecê-lo aos nossos leitores em uma única parte, ao invés de dividi-lo em vários artigos. TIA


Meus caros fiéis, hoje quero dizer algumas palavras sobre a devoção da Divina Misericórdia. Todos os anos recebo muitas perguntas sobre esse assunto e agora quero abordar o tema. Como fonte de referência estou usando principalmente uma edição da revista The Angelus (junho de 2010). Esta pesquisa vem do Pe. Pedro Scott. Uma vez que ele forneceu a maior parte do que eu precisava para esta palestra, 'tiro o barrete' para o Pe. Scott.

A devoção da Divina Misericórdia foi relançada por João Paulo II. Durante seu longo pontificado estabeleceu um dia de festa em homenagem a esta devoção. Na homilia da canonização de Ir. Faustina, em 30 de abril de 2000, declarou que o segundo domingo da Páscoa passaria a ser chamado de Domingo da Divina Misericórdia.

Consequentemente, todos os anos, no domingo seguinte à Páscoa, que se chama Domingo Baixo - em latim é chamado Dominica in Albis, Domingo em Branco - me fazem esta pergunta: “Padre, por que não celebramos o Domingo da Divina Misericórdia?”

The image of the Divine Mercy devotion

Uma imagem típica da Divina Misericórdia que lembra um dervixe rodopiante

Agora, a resposta fácil seria: “Não fazemos isso porque não está no calendário tradicional.” Mas, então, a festa do Padre Pio também não está no calendário tradicional, mas nós a celebramos. Fazemos conforme prescrito no Comum do Missal, que nos permite homenagear santos recém-canonizados. Então, a pergunta volta: Por que não celebramos o Domingo da Divina Misericórdia?

Analisei as orações da devoção da Divina Misericórdia e não encontrei nada de errado com elas. Mas há algo errado com o que envolve essa nova devoção.

Deixe-me reconhecer que existem pessoas, possivelmente até algumas pessoas aqui, que receberam graças por fazerem a devoção da Divina Misericórdia. Isso não é uma indicação de que a devoção em si é necessariamente do Céu.

Lembre-se que Deus sempre responde nossas orações. Você sempre recebe alguma graça por suas orações. Por exemplo, vamos imaginar que você fez uma peregrinação para visitar o túmulo de um santo. Você fez a peregrinação e pensou que estava ajoelhado na sepultura correta venerando aquele santo. Na verdade, porém, ele não foi enterrado naquele cemitério, mas em uma igreja próxima. No entanto, Deus lhe dá graças por causa de seu esforço e seu desejo de agradá-lo e reparar seus pecados.

Você fez aquela peregrinação; Ele não vai deixá-lo sem graça. Deus não toma uma posição como: “Bem, você está no túmulo errado. Desculpe, você viajou 10.000 Km para nada e agora não recebe nada.” Não, Deus sempre responderá às suas orações. Então, por favor, lembre-se quando você ouvir as pessoas dizerem: “Bem, eu recebi graças desta devoção.” Isso em si não é uma indicação de que a devoção é do Céu. Certamente as graças são sempre do Céu. Mas a devoção pode não ser.

Condenações desta devoção

O que há de errado com a devoção da Divina Misericórdia?

Primeiro, quando esta devoção caiu sob a atenção de Pio XII, ele se preocupou não com as orações da devoção, mas com as circunstâncias das chamadas aparições a Ir. Faustina e seu conteúdo. Ou seja, ele estava preocupado com o que Nosso Senhor supostamente disse à Irmã Faustina e o que ele disse a ela para tornar público.

Pio XII, então, colocou esta devoção, incluindo as aparições e os escritos de Ir. Faustina no Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos). Essa lista não existe mais, pois foi formalmente abolida em 14 de junho de 1966, por Paulo VI. Por um lado, é lamentável que não exista mais. Mas, por outro lado, se essa lista existisse hoje, seria tão vasta que encheria esta sala. Praticamente tudo o que se escreve hoje tem algo censurável à fé católica.

John Paul II endorses the divine Mercy devotion

JPII apoiou a devoção três vezes condenada

Assim, Pio XII colocou os escritos de Ir. Faustina no Índice dos Livros Proibidos. Isso significava que ele considerava que seu conteúdo levaria os católicos ao erro ou na direção errada.

Em seguida, vieram outras proibições feitas pelo Papa João XXIII. Duas vezes em seu pontificado, o Santo Ofício emitiu condenações dos escritos da Divina Misericórdia.

Hoje o Santo Ofício chama-se Congregação para a Doutrina da Fé. Mas antes era chamado de Santo Ofício da Inquisição. Seu nome mudou ao longo de vários anos.

Este Ofício - colocado sob o controle direto do Papa - é responsável por manter a pureza da doutrina e, portanto, zela pela divulgação de diversos documentos na Igreja.

Se o Papa quiser corrigir os fiéis sobre um determinado assunto, geralmente o faz por meio do Santo Ofício. Assim, as proclamações, declarações e documentos emitidos pelo Santo Ofício podem ser vistos como provenientes do próprio Papa.

Não uma, mas duas vezes sob o Papa João XXIII, esta devoção particular foi condenada através do Santo Ofício. A primeira condenação foi em uma reunião plenária realizada em 19 de novembro de 1958. A declaração do Santo Ofício emitiu estas três declarações sobre esta devoção:

1. Não há evidência da origem sobrenatural dessas revelações. Isso significa que os membros do Santo Ofício examinaram o conteúdo e decidiram que não havia nada que indicasse que as aparições eram sobrenaturais. Em uma aparição autêntica - Nossa Senhora de Lourdes ou Nossa Senhora de Fátima, por exemplo - pode-se olhar o conteúdo e afirmar que não se pode afirmar definitivamente que são de origem divina, mas há evidências suficientes para dizer que possivelmente seja assim. Por outro lado, nas aparições da Divina Misericórdia, eles disseram definitivamente que não há evidência alguma de que sejam sobrenaturais. Isso se traduz: “Não pensamos que essas aparições venham de Deus.”

2. Nenhuma festa da Divina Misericórdia deve ser instituída. Por quê? Porque se é baseado em aparições que não vêm claramente de Deus, então seria imprudente e temerário instituir uma festa na Igreja baseada em algo que é uma aparição falsa.

3. É proibida a divulgação de escritos propagando esta devoção sob a forma recebida por Ir. Faustina, bem como a imagem típica da mesma. Assim, foi proibido até mesmo publicar a imagem de Nosso Senhor como Divina Misericórdia.

Agora, todos vocês viram esta imagem, mesmo que de passagem, e vocês a conheceriam e reconheceriam. Mostra uma estranha imagem de Jesus que me deixa desconfortável. Eu realmente não posso te dizer o porquê. Eu não gosto disso. Não gosto do rosto, não gosto do gesto, não gosto da postura, não gosto de nada. Esta foi a minha primeira impressão desta imagem. Não o quero por perto porque é, por falta de um termo melhor, assustador para mim quando olho para ele.

A imagem mostra raios multicoloridos, acho que são vermelhos, brancos e azuis, vindos da região do peito - sem coração, apenas esses raios. Vocês todos viram isso. Bem, essa foi a imagem que foi proibida de ser publicada ou divulgada.

Em 6 de março de 1959, o Santo Ofício emitiu um segundo decreto por ordem do Papa João XXIII. Proibiu, mais uma vez, divulgar as imagens da Divina Misericórdia e os escritos de Ir. Faustina propagando esta devoção. Também afirmou que cabia aos bispos decidir como iriam remover as imagens que já haviam sido exibidas para honra pública.

Não preciso dizer muito mais sobre essas declarações. Dois Papas advertiram fortemente os fiéis sobre o perigo desta devoção. Pio XII colocou no Index; João XXIII emitiu duas condenações através do Santo Ofício sobre o perigo espiritual que esta devoção representava para os fiéis. Não é preciso dizer muito mais sobre isso.

Erro principal: apresenta uma misericórdia incondicional

Deixe-me apresentar-lhe um pensamento paralelo.

Our Lord with a halo displaying His Sacred Heart

Acima, um majestoso Jesus com a auréola da divindade e um Sagrado Coração bem definido dá uma bênção clara; abaixo, um Jesus semelhante a um trabalhador, sem a auréola ou o coração, faz um gesto mais como um "olá" do que uma bênção

A halo-less Jesus with no heart gives off the rays of the divine mercy devotion
Considere a verdadeira imagem de Cristo, Nosso Salvador. Provavelmente a representação simbolicamente mais rica e precisa Dele, além do Crucifixo, é a imagem do Sagrado Coração, porque a imagem de Nosso Senhor com o Sagrado Coração resume toda a teologia da Redenção.

Perfuraram Suas Mãos, Seus Pés e Seu Sagrado Coração; a coroa de espinhos circunda o Coração, que arde de amor pelo homem. Este foi o preço que Ele pagou, o sacrifício que Ele fez pela nossa redenção. Ele se ofereceu por causa de Seu amor ardente por nós, apesar de sermos criaturas ingratas que se rebelaram contra nosso Criador. Pense nisso. Ele nos criou e então nós O pregamos na cruz mesmo sendo Deus e completamente inocente de qualquer culpa. Então, o Sagrado Coração encapsula tudo isso.

Nas imagens do Sagrado Coração, Ele aponta para esta fonte simbólica de amor e misericórdia por nós. As devoções ao Sagrado Coração supõem sempre a reparação dos nossos pecados. Somos pecadores, devemos reparar. Apesar das promessas de Nosso Senhor e do fato de que Ele pagou um preço infinito pela nossa Redenção, devemos reparar. Devemos sempre fazer penitência por nossos pecados e fazer vários tipos de reparação.

Agora, considere a imagem de Nosso Senhor representando a Divina Misericórdia. É uma imitação do Sagrado Coração sem o coração. Quando você presta atenção, percebe que na imagem não há coração. Há simplesmente raios saindo de um ponto acima de Sua cintura. Isso simboliza o erro da devoção da Divina Misericórdia. Prega que podemos esperar uma misericórdia incondicional sem nenhum preço a ser pago, sem nenhuma obrigação. Esta não é a mensagem de Cristo.

Cristo é misericordioso. Repetidamente, Sua misericórdia perdoa nossos repetidos pecados no Sacramento da Penitência, sempre nos levando de volta, não importa quão graves sejam nossos pecados. E o que acontece no Sacramento da Penitência? O próprio nome do Sacramento nos diz exatamente o que acontece: para ser eficaz o Sacramento supõe penitência. Não só você está lá no Sacramento reconhecendo sua total submissão à Igreja e sua dependência dos Sacramentos para o perdão, mas você sai do confessionário com uma penitência imposta.

Você também é frequentemente lembrado deste púlpito que você deve não apenas cumprir essa penitência, mas você deve continuamente fazer penitência, sua própria penitência. Você não diz apenas uma dezena do Rosário e diz: “Bem, eu fiz minha penitência. Agora, posso seguir meu caminho alegremente.” Você deve sempre ter o espírito de penitência por seus pecados passados; você deve viver com isso.

O erro central da Divina Misericórdia é que ela promete muitas recompensas espirituais sem exigência de penitência, sem menção de reparação, sem menção de qualquer condição.

Infelizmente, isso corresponde muito ao que o Papa João Paulo II escreveu na Encíclica Dives in misericordia. Não recomendo a leitura para nenhum de vocês, exceto para os mais preparados, pois tem muitas coisas enganosas. Ela ecoa essa misericórdia sem preço, presentes do céu sem exigências, a misericórdia de Deus sem menção de penitência ou reparação pelo pecado.

Antecipando aquela encíclica do Papa João Paulo II já em 1978, no primeiro ano de seu pontificado, iniciou-se a canonização de Ir. Faustina e a instituição de uma festa dominical da Divina Misericórdia. Como eu disse antes, tanto os escritos de Ir. Faustina quanto a própria ideia de se fazer uma festa da Divina Misericórdia foram proibidos e condenados por dois Papas anteriores.

A presunção nos escritos de Ir. Faustina

Os escritos da própria polonesa Ir. Faustina, publicados em inglês em 2007, são motivo de preocupação. A obra tem 640 páginas e transcreve supostas aparições e mensagens frequentes de Nosso Senhor.

Faustina, John Paul II, and the divine Mercy devotion

Uma nova devoção "salve-se sem esforço"

Este longo fio de declarações supostamente de Nosso Senhor para Ir. Faustina tem algumas coisas que deixariam um católico de pensamento correto muito inquieto, para dizer o mínimo. Vou exemplificar tomando algumas citações de seus escritos.

Em 2 de outubro de 1936, ela afirma que o “Senhor Jesus” apareceu a ela e disse: “Agora, eu sei que não é pelas graças ou dons que você Me ama, mas porque Minha Vontade é mais cara para você do que a vida. É por isso que estou me unindo a você tão intimamente como a nenhuma outra criatura.” (Divine Mercy in My Soul, The Diary of Sr. Faustina, Stockbridge, MA: Marian Press, 1987, p. 288)

Como podemos acreditar que Nosso Senhor se uniu mais intimamente com Ir. Faustina do que com a Bem-Aventurada Virgem Maria? No início, podemos ler isso e pensar: “Oh, isso é lindo.” Mas depois pode bater em você: “Espere um minuto, Nosso Senhor uniu-se mais intimamente com Irmã Faustina do que com qualquer outra criatura? Nossa Senhora era a Imaculada Conceição, mas ela também era Sua criatura, ela foi criada por Ele como todos nós fomos, embora com a maior posição exaltada livre do pecado original desde o início.”

E agora devemos acreditar que Nosso Senhor disse à Irmã Faustina que Ele está mais unido a ela do que qualquer outra pessoa, mesmo a Bem-Aventurada Virgem Maria, e certamente mais do que todos os outros Santos? Esta afirmação cheira a orgulho em si mesma, muito menos a afirmação de que veio do Céu.

Este tipo de presunção está presente em muitos outros casos.

Nosso Senhor supostamente dirigiu-se a Ir. Faustina em 23 de maio de 1937, com estas palavras: “Pérola amada do meu coração.” O que me incomoda nisso é que é sacarina pura. Veja como Nossa Senhora fala com Ir. Lúcia ou com Santa Bernadette. Não é como “amada pérola do Meu Coração.” É impossível imaginar Nosso Senhor rebaixando-se à linguagem sacarina. Nosso Senhor é Cristo Rei, Criador do universo e governante de tudo o que existe. Ele não diz coisas como “amada pérola do Meu Coração.”

Deixe-me continuar. Então, Ele disse: “Eu vejo seu amor tão puro; mais puro do que o dos anjos, e ainda mais porque você continua lutando. Por você, eu abençoo o mundo.” (ibid., p. 400) Em primeiro lugar, exceto pela Bem-Aventurada Virgem Maria, não estamos livres do pecado original e, portanto, não somos capazes de um amor mais puro que os anjos.

Nazi soldiers march on Warsaw

Soldados nazistas invadiram a Polônia depois que Ir. Faustina anunciou um mundo abençoado - acima, eles estão marchando em Varsóvia

Quanto a abençoar o mundo, isso pode ser bom. Se tivéssemos um verdadeiro santo no mundo, então o Senhor nos dará bênçãos por esse verdadeiro santo. Essa não é minha objeção.

Minha objeção é que essa revelação foi em 1937; o mundo estava à beira da Segunda Guerra Mundial, que a Irmã Lúcia já havia sido avisada por Nossa Senhora em Fátima: se a Rússia não for consagrada e o homem não se converter, então este grande desastre acontecerá à humanidade por seus maus caminhos e seus pecados.

Naquele momento, estávamos prestes a ver aquele desastre descer do Céu, mas Nosso Senhor diz à Irmã Faustina: “Por sua causa, vou abençoar o mundo.” A Segunda Guerra Mundial foi uma bênção para o mundo? Como sua Polônia natal não passou ilesa pela invasão alemã, não parece provável que Ele realmente tenha abençoado o mundo.

Outro exemplo: Ir. Faustina afirmou que Nosso Senhor lhe disse que ela estava isenta de julgamento, todo julgamento - julgamento particular e julgamento geral. Em 4 de fevereiro de 1935, ela já afirmava ouvir esta voz em sua alma: “De hoje em diante, não tema o julgamento de Deus, pois você não será julgada.” (ibid., p. 168)

Ora, ninguém senão a Santíssima Virgem, que eu saiba, está livre do julgamento geral e particular. São Tomás de Aquino, segundo a piedosa história, teve que se ajoelhar no Purgatório antes de ir para o Céu. Não sei se isso é fato, mas é uma lição para nós que ninguém está isento de qualquer tipo de julgamento.

E acrescente a esses exemplos a afirmação absurda de que a Hóstia saltou três vezes do Tabernáculo e se colocou em suas mãos, de modo que ela mesma teve que abrir o Tabernáculo e colocá-lo de volta: “E a Hóstia saiu do Tabernáculo e veio descansar em minhas mãos e eu, com alegria, coloquei-o de volta no Tabernáculo. Isso foi repetido uma segunda vez, e eu fiz a mesma coisa. Apesar disso, aconteceu uma terceira vez.” (ibid., p. 23) Faz parecer um hamster que saiu de sua gaiola. “Ah, não, aqui está de novo. Eu tenho que colocar isso de volta agora.”

Quantas vezes a Igreja declarou que as mãos de um sacerdote são consagradas para manejar as Sagradas Espécies, e que tipo de lição você estaria dando ao mundo com este exemplo da Hóstia saltando em suas mãos para que ela tivesse que colocá-la ela mesma de volta ao Tabernáculo?

Nosso Senhor não contradiz Sua Igreja por palavras ou por gestos. E isso seria um pouco por ambos. Ela relatou o ocorrido, mas o gesto em si seria Nosso Senhor contrariando a Presença Real e tudo o que ela representa.

Falta de espírito católico

Em suma, toda a devoção da Divina Misericórdia não representa um espírito católico. O espírito católico é o de fazer constante reparação em penitência pelos nossos pecados, de rezar pelas graças de Deus, pela misericórdia de Deus nesta vida.

Deixe-me encerrar dizendo que é o pano de fundo dessa devoção que é questionável. Você não institui apenas uma devoção particular com seu próprio dia de festa baseado em algo que foi condenado por muito boas razões no passado recente.

Quando você olha para as orações das devoções da Divina Misericórdia, elas são perfeitamente ortodoxas. Não há nada herético ou presunçoso nessas orações. Mas apenas lembre-se que a razão pela qual foi condenada e por que não reconhecemos o Domingo da Divina Misericórdia é por causa de seu passado, não por causa do conteúdo das orações.

É muito importante saber disso, porque é uma das muitas coisas que foram trazidas de volta nos tempos modernos que foram condenadas no passado. E este não é um caso de a Igreja mudar de ideia. É o caso de um representante da Igreja fazendo algo que não deveria estar fazendo.

“Dada a atualidade do tema deste artigo (15 de outubro de 2013), TIA do Brasil resolveu republicá-lo - mesmo se alguns dados são antigos - para benefício de nossos leitores.”

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos




Postado em 29 de maio de 2024