Sim, por favor
Não, obrigado
Teologia da História
donate Books CDs HOME updates search contact

O Mistério do Natal

Dom Prosper Guéranger
Tudo é mistério nesta época santa. A Palavra de Deus, cuja geração é anterior à estrela da manhã, nasce no tempo: Uma Criança é Deus. Uma Virgem torna-se Mãe e permanece Virgem. As coisas divinas se mesclam com as humanas. E o sublime, a antítese inefável, expressa pelo Discípulo Amado nas palavras do seu Evangelho, O Verbo se fez carne, repete-se de mil maneiras diferentes em todas as orações da Igreja.

E com razão, pois ele incorpora admiravelmente todo o grande presságio que une em uma pessoa a natureza do Homem e a natureza de Deus.

O esplendor deste mistério deslumbra a compreensão, mas inunda o coração de alegria. É a consumação dos desígnios de Deus no tempo. É um assunto interminável de admiração e admiração para os Anjos e Santos. Não, é a fonte e a causa de sua bem-aventurança. Vejamos como a Igreja oferece este mistério aos seus filhos, velado sob o simbolismo da Liturgia.

Porque o 25 de dezembro?

As quatro semanas de nossa preparação acabaram. Elas eram a imagem dos 4.000 anos que precederam a grande vinda, e chegamos ao 25º dia do mês de dezembro como um lugar há muito desejado de doce descanso. Mas, por que a celebração do Nascimento de nosso Salvador deve ser o privilégio perpétuo deste dia fixo, enquanto todo o ciclo litúrgico tem que ser mudado e remodelado a cada ano, a fim de ceder àquele dia sempre variável que deve ser a festa da Sua Ressurreição, Domingo de Páscoa?

nativity

Adorando a Cristo em 25 de dezembro

A pergunta é muito natural, e a encontramos proposta e respondida já no século 4 por Santo Agostinho em sua célebre Epístola a Januário. O santo Doutor oferece esta explicação: solenizamos o dia do Nascimento de nosso Salvador para que possamos honrar aquele Nascimento, que foi para nossa salvação. Mas, o dia preciso da semana em que Ele nasceu está vazio de qualquer significado místico. ... Não devemos supor, no entanto, que, devido a Festa do Nascimento de Jesus não é fixo para qualquer dia da semana, não há mistério expresso para que seja sempre no 25º de dezembro.

Primeiro, podemos observar, com os antigos liturgistas, que a Festa do Natal é celebrada alternadamente em cada um dos dias da semana, para que assim sua santidade possa purificá-los e livrá-los da maldição que o pecado de Adão colocou sobre eles.

Em segundo lugar, o grande mistério de que o 25º de dezembro é a Festa do Nascimento de nosso Salvador não se refere à divisão de tempo marcado pelo próprio Deus, mas ao longo desse grande luminar que dá vida ao mundo, porque dá luz e calor. Jesus, nosso Salvador, a Luz do Mundo, nasceu quando a noite da idolatria e do crime estava no auge. O dia de seu Nascimento, o 25º de dezembro, é a época em que o sol material começa a ganhar sua ascendência sobre o reinado da noite sombria e mostrar ao mundo seu triunfo de brilho.

Em nosso Advento, mostramos, seguindo os Santos Padres, que a diminuição da luz física pode ser considerada como um símbolo daqueles tempos sombrios que precederam a Encarnação. Juntamos nossas orações com as do povo do Antigo Testamento, e com nossa Santa Mãe a Igreja clamamos ao Divino Oriente, o Sol da Justiça, que se digne vir e nos libertar da dupla morte do corpo e alma.

Deus ouviu nossas orações, e é no dia do Solstício de Inverno - que os pagãos da antiguidade tanto faziam com seus medos e alegrias - que Ele nos dá tanto o aumento da luz natural quanto Aquele que é a Luz de nossas almas.

São Gregório de Nissa, Santo Ambrósio, São Máximo de Turim, São Leão, São Bernardo e os principais liturgistas, demoram-se com complacência neste mistério profundo, que o Criador do universo quis que marcasse tanto o natural como o mundo sobrenatural. Veremos a Igreja também fazendo alusão contínua a ele durante este tempo de Natal, como ela fez no Advento.

'A escuridão diminui, a luz aumenta'

“Neste Dia que o Senhor fez,” diz São Gregório de Nissa, “as trevas diminuem, a luz aumenta e a noite volta novamente. Não, irmãos, não é por acaso, nem por qualquer vontade criada, que esta mudança natural começa no dia em que Ele se mostra no brilho da Sua vinda, que é a vida espiritual do mundo. É a natureza revelando, sob este símbolo, um segredo para aqueles cujos olhos são rápidos o suficiente para vê-lo, isto é, para aqueles que são capazes de apreciar esta circunstância da vinda de nosso Salvador.

light in darkness winter

Uma luz aparece na escuridão do inverno

“A natureza parece-me dizer: 'Saiba, ó homem! que sob as coisas que eu te mostro, mistérios estão ocultos. Não viste a noite que cresceu tanto que de repente parou? Aprenda, portanto, que a noite negra do pecado, que atingiu seu ápice pelo acúmulo de todos os artifícios culpados, está neste dia interrompido em seu curso. Sim, deste dia em diante sua duração será encurtada, até que por fim nada haverá senão luz. Olha, eu te peço, no sol; e veja como seus raios são mais fortes, e sua posição mais elevada nos céus: Aprenda com isso como a outra luz, a luz do Evangelho, está agora se espalhando sobre toda a terra.”

“Alegremo-nos, meus irmãos,” clama Santo Agostinho. “Este dia é sagrado não por causa do sol visível, mas por causa do Nascimento dAquele que é o Criador invisível do sol ... Ele escolheu este dia para nascer, como escolheu a Mãe de quem nascer, e Ele convidou o dia e a Mãe. O dia que Ele escolheu foi aquele em que a luz começa a aumentar e tipifica a obra de Cristo, que renova o nosso homem interior dia a dia. Para o Criador eterno, tendo desejado nascer a tempo, Seu aniversário estaria necessariamente em harmonia com o resto de Sua criação.”

O mesmo Santo Agostinho, em outro sermão para a mesma festa, nos dá a interpretação de uma expressão misteriosa de São João Batista, que confirma admiravelmente a tradição da Igreja. O grande Precursor disse em uma ocasião, ao falar de Cristo: “Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir.”

christ child

Cristo, que é a luz do mundo

Essas palavras proféticas significam, em seu sentido literal, que a missão do Batista estava no fim porque Jesus estava entrando na Sua. Mas eles transmitem, como nos assegura Santo Agostinho, um segundo significado: “João veio a este mundo na estação do ano, quando a duração do dia diminui; Jesus nasceu na estação em que a duração do dia aumenta. Portanto, há mistério tanto no nascer daquela gloriosa estrela, o Batista, no solstício de verão, quanto no nascer do nosso Sol Divino na estação escura do inverno.”

Houve homens que ousaram zombar do Cristianismo como superstição porque descobriram que os antigos pagãos costumavam fazer uma festa ao sol no solstício de inverno. Em sua erudição superficial, eles concluíram que uma religião não poderia ser divinamente instituída que tivesse certos ritos ou costumes originários de uma analogia com certos fenômenos deste mundo.

Em outras palavras, esses escritores negaram o que o Apocalipse afirma, a saber, que Deus só criou este mundo por causa de Seu Cristo e Sua Igreja. Os próprios fatos que esses inimigos da verdadeira Fé constituem, para nós, Católicos, prova adicional de que ela é digna de nosso mais devotado amor.

Assim, então, temos explicado o mistério fundamental desses Quarenta Dias de Natal por ter mostrado o grande segredo escondido na escolha feita por decreto eterno de Deus, que o 25º dia de dezembro deveria ser o aniversário de Deus sobre a terra.


O Ano Litúrgico, Loreto Publicações, 2000, vol. II, pp. 6-10.
Postado em 25 de dezembro de 2020