Sim, por favor
Não, obrigado
Verdades Esquecidas
donate Books CDs HOME updates search contact

O perigo fatal de abusar da misericórdia de Deus

Hoje é comum ouvir sobre a misericórdia ilimitada de Deus, muitas vezes dando a impressão de que a tolerância de Deus não tem limite. Não foi isso que ensinou o Grande Doutor da Igreja Santo Afonso de Ligório.
Em seu sermão no primeiro domingo do Advento, o Fundador dos Redentoristas advertiu os fiéis que o homem não deve presumir da misericórdia de Deus e imaginar que sempre há tempo para se arrepender e ser salvo. A misericórdia de Deus tem limites, que são exigidos por Sua sabedoria e justiça.

Santo Afonso de Ligório

No Evangelho deste dia, lemos que, tendo ido para o deserto, Nosso Senhor Jesus Cristo permitiu que o Diabo o colocasse no pináculo do Templo e lhe dissesse: “Se Tu és o Filho de Deus, lança-te para baixo, porque os Anjos Te preservarão de todo dano." Mas o Senhor respondeu que nas Sagradas Escrituras está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

O pecador que se abandona ao pecado sem se esforçar para resistir às tentações, ou pelo menos sem pedir a ajuda de Deus para vencê-las, e espera que o Senhor um dia o tire desse abismo, tenta Deus para fazer milagres, ou melhor, para mostrar a ele uma misericórdia extraordinária não estendida à generalidade dos Cristãos.

Como diz o Apóstolo, Deus “deseja que todos os homens sejam salvos” (I Tim. 2: 4), mas também deseja que todos trabalhemos por nossa própria salvação, pelo menos adotando os meios de vencer nossos inimigos e obedecer a Ele quando nos chama ao arrependimento.

Os pecadores ouvem os chamados de Deus, mas os esquecem e continuam a ofendê-lo. Mas Deus não os esquece. Ele conta as graças que dispensa, bem como os pecados que cometemos. Portanto, quando chega o tempo que Ele fixou, Deus nos priva de Suas graças e começa a infligir castigo. Pretendo mostrar neste discurso que, quando os pecados atingem certo número, Deus não perdoa mais. Esteja atento.

O número de pecados que Deus perdoará é fixo

1. São Basílio, São Jerônimo, São João Crisóstomo, Santo Agostinho e outros Padres ensinam que assim como Deus fixou para cada pessoa o número de dias de sua vida, e os graus de saúde e talento que Ele lhe dará - de acordo com as palavras da Escritura, “Tu ordenaste todas as coisas em medida, e número, e peso” (Sb 11, 21) - assim também Ele determinou para cada um o número de pecados que Ele perdoará. E quando este número for completado, Ele não perdoará mais.

2. “O Senhor me enviou para curar os contritos de coração” (Is 61,1). Deus está pronto para curar aqueles que desejam sinceramente emendar suas vidas, mas não podem ter pena do pecador obstinado. O Senhor perdoa pecados, mas não pode perdoar aqueles que estão decididos a ofendê-lo.

Nem podemos exigir de Deus uma razão pela qual Ele perdoa cem pecados, tira outros da vida e os envia para o Inferno após três ou quatro pecados. Por Seu Profeta Amós, Deus disse: “Por três crimes de Damasco, e por quatro, não o converterei” (1: 3). Nisto devemos adorar os julgamentos de Deus e dizer com o Apóstolo: “Da profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão incompreensíveis são os seus julgamentos” (Rm 11,33).

Quem recebe o perdão, diz Santo Agostinho, é perdoado pela pura misericórdia de Deus; e aqueles que são castigados, são punidos com justiça. Quantos Deus enviou para o inferno pela primeira ofensa? São Gregório relata que uma criança de cinco anos, que havia chegado ao uso da razão, foi apreendida pelo Diabo e carregada para o Inferno por ter proferido uma blasfêmia.

A Santíssima Mãe de Deus revelou a uma grande serva de Deus, Benedita de Florença, que um menino de 12 anos foi condenado após o primeiro pecado. Outro menino de oito anos morreu após seu primeiro pecado e se perdeu.

Você diz: eu sou jovem; muitos cometeram mais pecados do que eu. Mas é Deus, por causa disso, obrigado a esperar pelo seu arrependimento se você O ofender? No Evangelho de São Mateus (21,19), lemos que o Salvador amaldiçoou uma figueira na primeira vez que a viu sem frutos. “Que nenhum fruto cresça em ti de agora em diante para sempre. E imediatamente a figueira secou.” Você deve, então, tremer ao pensar em cometer um único pecado mortal, especialmente se você já foi culpado de pecados mortais.

Continua

(Afonso de Ligório, Sermons for All the Sundays in the Year,
Londres: James Duffy & Sons, 1882, pp. 112-113)
Postado em 9 de outubro de 2021