Sim, por favor
Não, obrigado

Costumes Católicos

donate Books CDs HOME updates search contact

Não se esqueça dos Sacramentais
Auxílios para a vida espiritual


Christine Fitzgerald

Visto que somos criaturas de espírito e corpo, a Igreja usa sabiamente as coisas dos sentidos, coisas que podemos ver, para demonstrar coisas que não podemos ver. Ela nos dá orações, objetos visíveis e sinais que aumentarão nossa devoção, dispondo e preparando nossas almas para o dom da graça. Ou seja, ela nos dá os sacramentais.

O que é um sacramental?

Em termos gerais, os sacramentais são todos os ritos e cerimônias que acompanham o culto divino e a administração dos sacramentos. A rigor, são alguns ritos, ações ou coisas particulares que a Igreja utiliza, como os Sacramentos, para obter certos favores espirituais (Pietro Parente, Antonio Piolanti, Salvatore Garofalo, Diccionario de Teología Dogmática, Barcelona: Ed. Litúrgica Española, entrada Sacramentales).

Existem, portanto, duas fontes para os sacramentais: os que estão ligados aos Sacramentos e os que não estão particularmente relacionados com os Sacramentos e foram instituídos para o bem dos fiéis.

Sacramentais que procedem dos Sacramentos

Todos nós conhecemos os Sacramentos. Um Sacramento é um sinal exterior, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para dar a graça santificante. Não há evento em nossas vidas em que a Igreja não esteja presente com um Sacramento para dar graça e assistência naquele momento específico.

Baptism of Clovis Reims

O Batismo de Clóvis em Reims em 508
Quando nascemos, o Batismo tira a mancha do Pecado Original herdado de nossos primeiros pais. Então, quando chega a idade da razão, a Confissão e a Comunhão estão disponíveis para ajudar uma criança a confessar seus pecados e, assim, tornar-se digna de receber Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento. Logo depois, recebemos a Confirmação - Sacramento que fortalece a alma para torná-la forte na preservação e defesa de sua fé - um soldado de Cristo.

O Matrimônio dá a graça de ajudar um casal a ser fiel e educar seus filhos no temor e no amor de Deus; A Ordem Sagrada é para aqueles que são chamados a ser sacerdotes. No final de nossas vidas, a Extrema Unção perdoa pecados e dá força para a luta final antes da morte. Pode-se ver a mão amorosa de Deus para a humanidade neste belo sistema de Sacramentos.

Os sacramentais não foram instituídos por Nosso Senhor, como os Sacramentos, mas pela Igreja para aumentar o nosso respeito por esta ou para nos conceder favores especiais. Os sacramentais não produzem graça por si mesmos, mas preparam nossas disposições espirituais para recebê-la.

Que sacramentais estão diretamente ligados aos Sacramentos?

Vinculado ao Batismo estão os seguintes sacramentais: o Sinal da Cruz, a água benta, a bênção das pias batismais, por extensão a bênção água benta das pias batismais, os exorcismos especiais no Batismo que podem ser usados noutras ocasiões, a vela abençoada que os padrinhos carregam, etc.

Penitência ou Confissão: as cinzas, as orações de contrição, os salmos penitenciais, o golpe de vara das Penitenciárias romanas.

Sagrada Eucaristia: a bênção que o sacerdote dá com o Santíssimo Sacramento, o incenso, o gesto do sacerdote batendo no peito em sinal de humildade, a oração do Pater Noster, o último Evangelho e a última bênção na Missa.

Incense

Deus disse a Moisés para oferecer incenso duas vezes ao dia na frente do santuário
É durante a Missa que se fazem a maioria dos sacramentais, como a bênção dos santos óleos, a consagração dos Bispos, a bênção dos Abades e Abadessas, a consagração das virgens (religiosas), a profissão dos monges, a consagração dos Reis e Rainhas, a bênção nupcial com a correspondente bênção das alianças, etc.

É também em relação à Missa – antes, durante ou depois dela – que se fazem outras bênçãos, como a bênção das cinzas, velas, oliveira ou ramos de palmeira, cordeiro Pascal, Agnus Dei (pelo Papa em Roma), pão bento no Ofertório que é distribuído aos fiéis após a Missa.

Relacionadas com a Missa estão também as bênçãos dos órgãos de tubos, sinos, cálices, panos de altar, a primeira pedra de uma nova igreja, os peregrinos que visitam uma igreja, etc.

Confirmação, Extrema Unção e Ordens Sagradas: ligada a esses três Sacramentos está a bênção dos santos óleos – o Santo Crisma, a unção para os enfermos e o santo óleo para a consagração do Bispo. Também são considerados sacramentais: a imposição das mãos, o tapa no rosto, as orações e exorcismos pelos moribundos, as orações pelos defuntos, várias orações fúnebres, a bênção dos cemitérios, túmulos e cruzes das sepulturas.

Agora, deixe-me entrar em mais detalhes sobre alguns dos sacramentais mais comuns que passaram a ser usados fora do ritual dos Sacramentos para nos ajudar em nossa vida espiritual diária.

Sacramentais mais comuns

O Sinal da Cruz – tanto a fórmula que dizemos quanto o sinal que fazemos – é o principal sacramental usado na Igreja. Quando fazemos o Sinal da Cruz, professamos nossa crença nos principais mistérios da fé católica. Expressa o mistério da Encarnação recordando-nos que o Filho de Deus se fez homem para sofrer a morte de cruz pela nossa redenção.

Crucifix

O crucifixo lembra como Nosso Senhor sofreu para redimir a humanidade
Fazemos o Sinal da Cruz antes de rezar para nos recolhermos e fixarmos a mente e o coração em Deus. Fazemos quando terminamos de rezar para agradecer a Deus pelos dons recebidos. Nas tentações fazemos o Sinal da Cruz para sermos fortalecidos; nos perigos, para ser protegido.

O povo espanhol costuma preceder as palavras do Sinal da Cruz com esta bela invocação: "Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo, Amém, Jesus.”

Crucifixos, como o Sinal da Cruz, nos lembram como Cristo sofreu e morreu para redimir a humanidade. De todos os sacramentais, o crucifixo é o que mais veneramos. É o sinal da nossa redenção; uma representação gráfica e pictórica do amor de nosso Salvador. Mantém diante de nossas mentes o preço incalculável pago por nós e nosso dever recíproco para com Ele. Promove um tom de seriedade muito importante para nossas vidas e em nossas famílias. Deve ocupar o lugar de honra em todo lar católico e nos acompanhar em cada passo de nossa vida até que seja colocado em nossas mãos moribundas.

Água benta é usada especialmente para proteger contra espíritos malignos. É uma parte importante do rito de exorcismo porque os demônios são notoriamente incapazes de suportá-la e não podem estar perto dela. Santa Teresa de Ávila disse: “Por uma longa experiência, aprendi que não há nada como a água benta para afugentar os demônios e impedi-los de voltar. Eles também fogem da cruz, mas voltam; então a água benta deve ter um grande valor.”

Lourdes Candles

Velas queimando diante de Nossa Senhora na gruta de Lourdes
As Velas Bentas are another beautiful tradition used by the Church in the Sacraments and other devotions. God made use of fire and flames many times in the Old and New Testaments. He appeared to Moses in the form of a fiery bush; the Holy Spirit descended on the Apostles in the form of fiery tongues; and Christ is often referred to as the “light of the world to enlighten them that sit in the darkness and the shadow of death.” The lighted candles remind us of all this. They have the effect of expelling devils and bringing blessings to the places were they are lighted.

É bela a oração que o padre faz para a bênção das velas:
“Ó Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, nós Te imploramos que abençoes estas velas e pelo poder da santa Cruz, conceda-lhes Tua bênção celestial, que as deu à humanidade para dissipar as trevas.

“Que elas, pelo sinal da Santa Cruz, obtenham tal bênção que, onde quer que sejam iluminadas ou onde quer que sejam colocadas, os poderes das trevas possam desaparecer, trêmulos e amedrontados, com todos os seus auxiliares e cúmplices e sejam expulsos dessas habitações, e nunca mais ouse inquietar ou molestar aqueles que Te servem, Deus Todo-Poderoso.”
Velas bentas são feitas com pura cera de abelha para simbolizar a carne pura de Cristo recebida de Sua Virgem Mãe; o pavio simboliza a alma de Cristo, e a chama que emite luz e calor, Sua Divindade. Durante a exposição do Santíssimo Sacramento, a Hóstia é cercada por velas. Uma lâmpada do santuário queima continuamente diante de todos os tabernáculos para honrar Sua Divina Presença.

Muitos católicos piedosos acendem velas votivas como um símbolo de suas orações subindo constantemente diante do trono de Deus, Nossa Senhora ou do santo específico para o qual ele está rezando. As velas acrescentam beleza, simbolismo e solenidade a todas as funções litúrgicas.

Sacramentais não relacionados com os Sacramentos

Outras vezes a Igreja institui sacramentais que não estão ligados aos Sacramentos, como o Rosário, o Escapulário, as medalhas, as orações do Angelus, o Pequeno Ofício da Virgem Maria, ou outras orações especiais, ladainhas e jaculatórias.

Rosary

Com o Rosário, meditamos na vida de Nosso Senhor e Nossa Senhora
O Rosário nos foi dado por Nossa Senhora e foi instituído pela Igreja como um sacramental muito familiar e poderoso. Alguns a criticam como uma repetição irracional de palavras, mas isso é porque eles não entendem esta grande oração. Eles estão certos no sentido de que a repetição não deve ser automática. Eles estão errados, no entanto, em criticá-lo.

Enquanto rezam as dezenas de Ave-Marias, os católicos são ensinados a meditar nos mistérios do Rosário, que glorificam a vida, a paixão e a ressurreição de Nosso Senhor, bem como a vida e a glorificação de Nossa Senhora. É uma maneira eficaz e piedosa de nos unirmos a Nosso Senhor e Nossa Senhora e um poderoso instrumento para alcançar as graças para nós e para o próximo pelas quais estamos rezando.

Nossa Senhora também prometeu a inestimável graça da perseverança final para aqueles que rezam habitualmente o Rosário. Muitos grandes milagres foram atribuídos à devoção do Rosário – alguns até mesmo mudando o curso da História, como no caso da Batalha de Lepanto [clique aqui].

O Escapulário, outro sacramental importante, originou-se como parte do hábito religioso como um pedaço de pano que se ajustava de ombro a ombro (escápula é ombro em latim), passava por cima da cabeça e cobria a frente e as costas do hábito.

Our Lady of Carmel, Seville

Nossa Senhora do Carmo no escapulário marrom em Sevilha, Espanha
O Escapulário Carmelita, que nós americanos chamamos de “Escapulário Marrom,” foi estabelecido pela própria Nossa Senhora quando ela apareceu a São Simão Stock em 1251 e disse estas palavras a respeito de seu uso: “Este será um privilégio para você e todos os carmelitas que quem morrer neste hábito não sofrerá o fogo eterno.”

Com o tempo, a Igreja estendeu este magnífico privilégio a todos os leigos que nele são investidos e cumprem certas condições. Quando uma pessoa é inscrita na Confraria do Escapulário Carmelita e vestida com o pedacinho de lã marrom, o sacerdote lhe diz:
“Recebe este bendito Escapulário e pede à Santíssima Virgem que, pelos seus méritos, seja usado sem mancha de pecado e te proteja de todo mal e te conduza à vida eterna.”
A Santíssima Virgem estabeleceu algumas condições que devem ser cumpridas para receber este privilégio: 1. O escapulário deve ser usado continuamente; 2. O portador deve observar a castidade de acordo com seu estado de vida; 3. O usuário deve recitar diariamente O Pequeno Ofício da Bem-Aventurada Virgem Maria. A Igreja permite que esta devoção seja substituída por qualquer uma das seguintes: observar os jejuns da Igreja, recitar diariamente cinco dezenas do Rosário, ou com a permissão de um padre para fazer um bom trabalho. Não há substituto para as duas primeiras condições. O Papa Bento XV concedeu 500 dias de indulgência por beijar devotamente o seu escapulário.

Hoje os leigos usam o escapulário sob a roupa. É uma expressão pessoal de sua devoção a Nossa Senhora e um lembrete de seu compromisso com a castidade. Existem muitas histórias de milagres ligados ao uso do Escapulário.

Seguindo este exemplo do Escapulário Carmelita, outros escapulários foram instituídos pela Igreja a fim de trazer este ou aquele privilégio ou proteção específica aos fiéis.

Medalhas são objetos abençoados que auxiliam o portador que tem fé e busca viver uma vida de virtude.

Miraculous Medal

A medalha milagrosa
A Medalha Milagrosa, por exemplo, foi cunhada a partir de instruções explícitas da própria Nossa Senhora. Ela apareceu a Santa Catarina Labouré em 1830 e deu-lhe instruções precisas sobre uma medalha que ela queria distribuir e uma devoção estabelecida em homenagem à sua Imaculada Conceição. Ela prometeu muitos milagres onde a medalha foi usada e a devoção estabelecida. Um desses milagres foi a conversão do judeu francês chamado Alphonse Ratisbonne em 1842 [clique aqui].

A Medalha de São Bento é outro sacramental que é colocado nas casas dos fiéis para deter os poderes do mal como em tempestades, venenos, pestilências, infestações demoníacas e cercá-los com a proteção celestial.

Estes são apenas alguns dos sacramentais mais comuns da Igreja que nos protegem e nos ajudam a amar e servir mais a Deus. Os sacramentais são companheiros e acessórios dos Sacramentos e incentivos para a vida espiritual. Eles despertam devoção e conferem proteção por meio da oração da Igreja.

Eles criam em nossas almas disposições piedosas que nos preparam para receber as graças de Deus, também aliviam as penas temporais, concedem saúde corporal e bênçãos materiais e protegem dos maus espíritos.

Alguns perguntam onde a Igreja traça sua autoridade para anexar tais ricas graças a esses artigos? A Igreja é a tesoureira de todos os méritos da Vida e da Morte de Cristo. Ela pode aplicar esses méritos da maneira que achar que mais beneficiará a humanidade. Nosso Senhor diz: “E eu te digo que tu és Pedro (Cephas), e sobre esta pedra (Cephas) edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela - eu te darei as chaves do reino dos céus e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu. (Mateus 16,18-19). Não há dúvida de que Ele estava dando autoridade à Sua Igreja para fazer essas coisas.

Parece-me temerário ao extremo ignorar o baú de bênçãos e vantagens que nos são oferecidos pela prática ou uso dos sacramentais. Eles estão lá para o nosso benefício. Alguém teria que se perguntar quem poderia negligenciar esses presentes do Céu.

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos



Postado em 9 de setembro de 2023



burbtn.gif - 43 Bytes


Tópicos Relacionados de Interesse


burbtn.gif - 43 Bytes    Flocos de neve refletem a diversidade de Deus

burbtn.gif - 43 Bytes    O Símbolo da Coroa no Reino de Maria

burbtn.gif - 43 Bytes    O Símbolo da Espada na defesa da Igreja de hoje

burbtn.gif - 43 Bytes    Lembre-se de Lepanto!

burbtn.gif - 43 Bytes    O Símbolo do Cálice no Jardim das Oliveiras

burbtn.gif - 43 Bytes    Velas Votivas, Fogo e o Amor de Deus

burbtn.gif - 43 Bytes    O simbolismo da Primavera


burbtn.gif - 43 Bytes


Trabalhos Relacionados de Interesse





 CD ou Fita

A Revolução nas roupas



tiabk_RestoringFamily_Small.jpg - 17124 Bytes

Restaurando a Família




CD ou Fita

Existe uma maneira católica
de fazer tudo?




Costumes Católicos   |  Religioso  |  Início  |  Livros  |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados