Sim, por favor
Não, obrigado
Sobre a Igreja
donate Books CDs HOME updates search contact

A grande lição da Páscoa: Christus Resurrexit!

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Os vários ciclos do Ano Litúrgico sucedem-se com regularidade no calendário da Igreja, sem serem perturbados na sua sucessão, por mais que os acontecimentos da história humana variem à sua volta, apesar dos altos e baixos da política e das finanças que seguem o seu curso desordenado. É uma afirmação da majestade celestial da Igreja, que se eleva acima das vacilações caprichosas das paixões humanas.

eastger

O triunfo da Redenção de Cristo aparece sempre no Ano Litúrgico

Acima, mas não indiferente a eles. Quando os dias dolorosos da Semana Santa passam em períodos tranquilos e felizes da história, a Igreja, como uma Mãe solícita, aproveita-os para reavivar nos seus filhos a abnegação, o sentido do sofrimento heróico, o espírito de renúncia às trivialidades quotidianas, e uma devoção total aos ideais que dão à vida um significado mais elevado. Um “significado superior” não é exatamente a expressão correta. É o único sentido que a vida tem: o sentido católico.

Mas a Igreja não é apenas Mãe quando nos ensina a grande e austera missão do sofrimento. Ela também é Mãe quando, nos extremos da dor e do aniquilamento, faz brilhar diante dos nossos olhos a luz da esperança cristã, abrindo-nos os horizontes serenos que a virtude da confiança coloca diante dos olhos de todos os verdadeiros filhos de Deus.

Assim, mesmo em meio à tristeza da nossa situação atual, a Santa Igreja aproveita as alegrias vibrantes e castas da Páscoa para fazer brilhar diante dos nossos olhos a certeza triunfante de que Deus é o Senhor supremo de todas as coisas, de que Seu Cristo é o Rei da Glória. Que venceu a morte e derrotou o demônio, que a Sua Igreja é uma Rainha de imensa majestade, capaz de se erguer dos escombros, dissipar as trevas e brilhar com um triunfo mais resplandecente no preciso momento em que a mais terrível e irremediável das derrotas parecia ter acontecido.

*

A alegria e a tristeza da alma resultam necessariamente do amor. O homem se alegra quando tem o que ama e lamenta quando falta o que ama.

christ glorious at easter

O Cristo Ressuscitado cega os soldados romanos que fogem em pânico

O homem contemporâneo derrama todo o seu amor nas coisas superficiais e, por isso, só os acontecimentos superficiais o comovem, mesmo as mais pequenas coisas da sua pequenina pessoa. Assim, ele é movido sobretudo por seus infortúnios pessoais e superficiais: sua saúde precária, sua situação financeira instável, seus amigos ingratos, sua promoção tardia, etc. Na verdade, porém, tudo isso é secundário para o verdadeiro católico que se preocupa acima de tudo para maior glória de Deus e, portanto, para a salvação de sua alma e a exaltação da Igreja.

Por esta razão, o maior sofrimento do católico deveria ser contemplar a Igreja na sua condição atual.

Sem dúvida esta situação tem as suas consolações. Contudo, seria um erro negar que a apostasia geral das nações avança com um crescendo assustador; que a tendência para o paganismo está desenvolvendo-se rapidamente em nações heréticas ou cismáticas que ainda conservaram alguns traços de substância cristã. Nas próprias fileiras católicas, ao lado de um renascimento promissor, pode-se observar a marcha progressiva do neopaganismo: os costumes são depravados, as famílias são pequenas, as seitas protestantes e espiritas proliferam.

Apesar de tantos motivos de tristeza, motivos que parecem pressagiar para o mundo inteiro uma catástrofe que não está longe, a esperança cristã continua. E a razão disto nos é ensinada pela própria festa da Páscoa.

*

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo morreu, os judeus selaram o seu túmulo, guarneceram-no com soldados e pensaram que o assunto havia terminado.

risen christ

Cristo não ressuscitou; Ele ressuscitou e conquistou a morte para a humanidade

Na sua impiedade, negaram que Nosso Senhor fosse o Filho de Deus, que fosse capaz de destruir a prisão sepulcral em que estava e, sobretudo, que fosse capaz de passar da morte à vida. Agora então, tudo isso aconteceu. Nosso Senhor ressuscitou sem qualquer ajuda humana, e por Seu comando a pesada pedra do túmulo afastou-se rápida e levemente, como uma nuvem. E Ele ressuscitou dos mortos.

Da mesma forma, a Igreja imortal também pode ser aparentemente abandonada, arruinada e perseguida. Ela pode estar deitada no chão, aparentemente derrotada sob o peso sepulcral das provações mais pesadas. Mas ela tem dentro de si uma força sobrenatural que lhe vem de Deus e que lhe garante uma vitória tanto mais esplêndida quanto inesperada.

Esta é a grande lição da Páscoa, a grande consolação para os homens justos que amam acima de tudo a Igreja de Deus: Cristo morreu e ressuscitou.

A Igreja imortal ressurge das suas provações, gloriosa como Cristo na radiante aurora da Sua Ressurreição.

Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos



O Legionário, nº 660, 1º de abril de 1945
Postado em 27 de maio de 2024