Sim, por favor
Não, obrigado
Fé sob Ataque
donate Books CDs HOME updates search contact

Sobre o Purgatório - Parte II

A necessidade do Purgatório e a dor da perda

Dr. Remi Amelunxen
Algumas pessoas perguntaram: “Por que as almas devem sofrer antes de poderem ver a face de Deus?” O Sacramento da Penitência não remove suficientemente os efeitos do pecado da alma e paga a dívida necessária para o perdão?”

Segundo os teólogos, não é a culpa do pecado, mas a dívida de dor proveniente do pecado que exige expiação. (1) O pecado produz dois efeitos na alma: a culpa por ofender a Deus e a pena a ser paga por esse crime. No Sacramento da Confissão o sacerdote absolve a culpa quando a pessoa está devidamente arrependida. Isso é chamado de dor de culpa, que é removida pela absolvição.

Flames of Purgatory

As chamas do Purgatório são mostradas a Virgílio e Dante

No entanto, o preço da penalidade ainda precisa ser pago. Quando a penitência imposta pelo sacerdote não é suficiente para igualar a pena devida à Justiça Divina, é preciso pagar outra coisa. Essa outra coisa que não foi devidamente compensada é chamada de dívida de dor. Se, ao morrer, a pessoa ainda tiver esta última dívida, deverá satisfazê-la perante a Justiça Divina, sofrendo no Purgatório.

A dívida de sofrimento provém de todas as faltas cometidas durante a vida, especialmente dos pecados mortais. Embora a culpa seja remida por uma boa confissão, os pecados não foram expiados pelos dignos frutos da penitência exterior. O que constitui esta dívida de dor são os restos de muitas penas cuja satisfação não foi feita, uma espécie de mancha, que coloca um obstáculo à união da alma com Deus.

Santa Catarina de Gênova afirma que embora as almas do Purgatório estejam necessariamente libertas da culpa do pecado, ainda existe uma barreira entre elas e a união com Deus enquanto existirem imperfeições. (2) Em seu Tratado do Purgatório, ela explica que a alma sente esta barreira dentro de si e deseja fazer esta expiação exigida pela Justiça Divina:

“Vejo que a Essência divina é de tal pureza que qualquer alma, a menos que seja absolutamente imaculada, não pode suportar a visão. Se, na presença da Divina Majestade, a alma encontrasse em si o mínimo átomo de imperfeição, em vez de habitar ali com uma mancha, mergulharia nas profundezas do Inferno. Encontrando um meio de apagar suas manchas no Purgatório, a alma [voluntariamente] se lança nele. Ela se considera feliz porque, por efeito de uma grande misericórdia, lhe é dado um lugar onde ela pode libertar-se dos obstáculos para alcançar a felicidade suprema.” (3)

Assim, as almas que sofrem no Purgatório compreendem e abraçam plenamente as dores que devem suportar. Elas veem claramente quão sério é diante de Deus até mesmo o menor obstáculo levantado pelos restos do pecado.

poor souls

As almas sofrem com resignação as dores do Purgatório

Em seu livro Purgatório Explicado, Pe. Schouppe observa: “As almas estão em contínua união com Deus no Purgatório. Eles estão perfeitamente resignados à Sua vontade, ou melhor, a sua vontade está tão transformada na de Deus que elas não podem querer senão o que Deus quer. … Elas se purificam de boa vontade e amorosamente, porque tal é o prazer Divino.” (4)

Pe. Schouppe faz uma longa lista de pecados que exigem expiação. Eles incluem o seguinte: pecados de luxúria (pensamentos, palavras e ações impuras), pecados de mundanismo e escândalo, pecados de uma vida de prazer e busca de conforto, pecados de tibieza, pecados de negligência em receber a Sagrada Comunhão e falta de respeito na oração, os pecados de falta de mortificação dos sentidos e da língua, os pecados contra a justiça, os pecados de omissão, os pecados contra a castidade, os pecados de abuso das graças e os pecados contra os Dez Mandamentos, especialmente os pecados da carne.

A culpa da dor ainda existe por todos esses pecados, mesmo depois de uma boa confissão ter sido feita. É por isso que o Purgatório é uma misericórdia de Deus. Para aqueles que não fizeram expiação suficiente nesta vida, existe um lugar após a morte onde as suas almas sofrem voluntariamente – embora muito – para que possam ser purificadas.

A dor da perda

Todas as almas do Purgatório sofrem a dor da perda da visão de Deus. Algumas, porém, sofrem apenas esta dor e não a dor dos sentidos que será tratada no próximo artigo.

catherine of Genoa

Em seu Tratado do Purgatório, Santa Catarina de Gênova explica quão grande é a dor da perda

Na verdade, a tortura da dor da perda é, segundo todos os Santos e Doutores da Igreja, muito mais aguda que a dor dos sentidos. Não podemos compreender isto porque temos muito pouco conhecimento do Bem Soberano para o qual fomos criados. Mas, na próxima vida, esse Bem inefável parece às almas o que o pão é para um homem faminto, ou a água fresca para quem está morrendo de sede, ou a saúde para um doente torturado por uma longa doença. (5)

No Castelo da Alma, Santa Teresa de Ávila fala da dor da perda: “A dor da perda, ou a privação da visão de Deus, excede todos os sofrimentos mais dolorosos que possamos imaginar, porque as almas são impelidas para Deus, como para o centro de sua aspiração, mas são continuamente repelidas por Sua Justiça. Você pode imaginar um marinheiro naufragado que, depois de ter lutado por muito tempo contra as ondas, chega finalmente ao alcance da costa, apenas para ser constantemente empurrado para trás por uma mão invisível. Que agonia torturante! No entanto, nas almas do Purgatório são mil vezes maiores.” (6)

Todas as almas do Purgatório sofrem a dor da perda, mas algumas almas sofrem apenas isto, a privação da visão de Deus. Não devemos imaginar, porém, que se trata de um castigo leve.

Isto é justificado pelas palavras de São João Crisóstomo em sua 47ª Homilia: “Imaginem,” diz ele, “os tormentos do mundo. Você não encontrará nenhum igual à privação da visão beatífica de Deus.” (7)

Continua

  1. F. X. Schouppe, Purgatório Explicado por The Lives and Legends of the Saints, Rockford: TAN, 2006, p. 86.
  2. Catarina de Gênova, Traité du Purgatoire, cap 3, in ibid., p. 87.
  3. F.X. Schouppe, Purgatório Explicado, p. 56.
  4. Ibid., p. 27.
  5. Ibid., page 30.
  6. Ibid.
  7. Ibid.
Compartilhe

Blason de Charlemagne
Siga-nos



Postado em 18 de setembro de 2024

Trabalhos Relacionados de Interesse


The Great St. Joseph Queen of Angels our lady of good success