Sim, por favor
Não, obrigado

Devoções Especiais

donate Books CDs HOME updates search contact

Meditações da Quaresma e da Semana Santa

O Apostolado do Sofrimento - I
O Sofrimento de ser Rejeitado


Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

Normalmente, quando Nosso Senhor Jesus Cristo destina as graças a um determinado meio social, exige sofrimento a quem o faz. Por que precisamos de tanto sofrimento?

Wine and water in the Chalice

A gota d'água simboliza nosso sofrimento humano
Ele nos pede porque é com o sofrimento que participamos, em pequena medida, de sua redenção infinitamente preciosa, que traz seus frutos ao nosso grupo social. Uma vez eu ouvi esta explicação sobre o simbolismo do Ofertório na Missa. No Ofertório, o sacerdote primeiro derrama vinho no cálice. Em seguida, ele derrama uma única gota de água no cálice para ser misturada com aquele vinho. O vinho e a água tornam-se um só elemento, que depois se transforma na Consagração no Sangue de Nosso Senhor.

Essa gota d'água simboliza nossos sacrifícios humanos, enquanto o vinho simboliza o sacrifício humano-divino de Cristo. A pequena parte é a água, ou seja, um líquido sem valor, mas aquela gota d'água também se transforma no Sangue de Nosso Senhor. É um lindo símbolo que mostra que nossos sacrifícios são aceitos por Nosso Senhor para espalhar os frutos de Sua redenção.

A imolação nos pediu

Que sofrimentos Nosso Senhor e Nossa Senhora nos pedem para que o apostolado dê frutos?

Cada homem tem seu próprio meio social que o influencia e que também é influenciado por ele de uma forma ou de outra. Quando uma pessoa começa a aderir à Contrarrevolução, esse ambiente social muitas vezes a trata com brutalidade ou desdém. Não se pode negar que um dos sofrimentos mais pungentes que uma pessoa pode sentir advém da sensação de ser rejeitada por aqueles que são seus parentes e amigos, por aqueles que formam o círculo íntimo a que pertence. Esses são os que deveriam recebê-lo como um dos seus, mas, em vez disso, o rejeitam e desprezam.

Este sofrimento é tão real que no Evangelho de São João, uma das primeiras coisas que ele aponta sobre a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo é que Ele veio aos Seus, e os Seus não o receberam ou reconheceram. Ele deveria ter sido recebido e glorificado pelo povo Judeu, mas em vez disso foi rejeitado e crucificado. A luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam. Essa rejeição é um fato dominante na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e é uma causa real de sofrimento.

Esse sofrimento é tão grande que, se uma pessoa não sofre rejeição por seu meio social, algo está errado com ela. Se uma pessoa diz: "Não me incomoda ser rejeitado pelos outros," então penso: "Algo está errado com ela. Isso deveria incomodá-la. Isso deveria causar-lhe sofrimento." Não há mérito, coragem ou heroísmo em suportar algo que não nos incomoda. Se Nossa Senhora nos pede que soframos essas rejeições por nossos meios sociais, é porque é difícil e ela quer que cresçamos em fortaleza, coragem e heroísmo.

Imagine uma pessoa que adoece, mas não sente dor, embora devesse estar passando por um sofrimento intenso. Se ele não sente nenhuma dor, não podemos dizer que a pessoa está suportando heroicamente o sofrimento da doença. Se formos rejeitados por nosso próprio meio social, se formos maltratados, se formos condenados ao ostracismo, se formos tratados com injustiça e mal-entendido deliberado por aqueles que são chamados a nos compreender e nos dar a mão em nossa hora de necessidade, isso deve nos causar sofrimento. É normal que esta rejeição seja dolorosa e há mérito em suportá-la por amor de Nossa Senhora.

Os Evangelhos estão repletos de episódios que testemunham como os Judeus, Escribas e Fariseus rejeitaram Nosso Senhor. Ele sofreu porque aqueles a quem veio salvar não O receberam.

Da mesma forma, quem quer ser um excelente Católico, que entra no caminho da Contrarrevolução, que assume a posição intransigente de combate constante pela Santa Igreja Católica nestes dias de domínio total da Revolução, deve esperar sofrer ostracismo e rejeição.

O instinto ferido de sociabilidade produz uma dor moral intensa

Essa rejeição produz uma forma de sofrimento moral intenso. É incômodo e pesado de suportar. Exige muita coragem de nossa parte para suportá-lo. Qual é a razão para isto?

Joseph thrown into a well by his brothers

José rejeitado e jogado em um poço por seus irmãos
Primeiro, porque tudo que viola ou se choca com o instinto humano causa sofrimento. Agora, o homem tem um instinto de sociabilidade. Sociabilidade não significa apenas viver entre muitas pessoas, viver em grupo como uma pessoa vive em um condomínio ou como um número nas massas. O instinto de sociabilidade exige um intercâmbio de cordialidade, afeto e uma certa intimidade dentro do círculo restrito em que o homem vive. Com este grupo específico de pessoas, ele tem um convívio harmonioso e agradável que atende sua necessidade psicológica de receber e dar apoio.

No passado, o castigo mais terrível que um homem poderia receber - quando os homens eram indivíduos e não números anônimos nas massas como são hoje - era ser exilado do grupo social ao qual naturalmente pertencia. Quando isso acontece, o homem sofre intensamente porque lhe foi negado algo que sua natureza exige.

A necessidade de convívio não é uma necessidade física: é uma necessidade moral e espiritual. Espiritualmente, o homem precisa desse convívio e, quando lhe é negada, produz um profundo sofrimento.

Portanto, quando aderimos à mentalidade da Contrarrevolução, quando somos verdadeiros Católicos em um mundo que recusa a Igreja Católica e o espírito da Contrarrevolução, quando assumimos uma posição de vanguarda segurando bem alto a bandeira da causa Católica, não devemos nos surpreender ao descobrir que somos perseguidos e condenados ao ostracismo.

Quando uma pessoa dá os primeiros passos na vida contrarrevolucionária, geralmente tem que enfrentar o ambiente hostil da Revolução. Mas mesmo em circunstâncias normais, suportar o isolamento de ser diferente dos outros e não ser aceito é extremamente doloroso.

O maior sofrimento vem da rejeição da missão

Essa rejeição tem outro lado: é ser objeto de uma injustiça.

Vemos na vida de Nosso Senhor que Ele foi rejeitado principalmente por causa de Sua missão. O contrarrevolucionário experimenta algo semelhante. Nosso Senhor veio para nos libertar do peso do pecado original e permitir que o homem entre no céu. A mensagem contrarrevolucionária denuncia o grande complô da Revolução contra a Cristandade e a Igreja Católica; mostra ao homem como derrotá-lo e efetivamente começar a fazê-lo. Os Católicos devem receber bem esta mensagem. É uma questão de justiça. Quando eles o rejeitam, a justiça é ferida.

Our Lord rejected as Messiag and King

Nosso Senhor rejeitado como Messias e Rei
Quando o senso de justiça - que está no coração de cada homem - vê uma injustiça sendo cometida por essa rejeição, a reação normal deveria ser a indignação. Infelizmente, hoje há grande indignação quando os interesses e direitos pessoais de uma pessoa são tocados. Isso é o que normalmente desperta nosso senso de justiça. Mas também devemos reagir com indignação quando os direitos de Deus são ofendidos.

Para o verdadeiro contrarrevolucionário, o maior sofrimento que tem de enfrentar no seu apostolado diário é ver que leva a mensagem da Contrarrevolução, que é a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e ela é rejeitada. Com as suas palavras, certamente, mas também com a sua forma de ser, a sua forma de falar e vestir, as suas condutas e ações, ele leva uma mensagem de Nossa Senhora ao seu ambiente social. Ele representa esta mensagem para o seu ambiente e esta mensagem é rejeitada.

Ele deve perceber que a rejeição pessoal que sente não é nem o maior sofrimento nem a maior injustiça. Ele está trazendo às pessoas ao seu redor princípios elevados e sublimes. Ele carrega consigo um ideal Católico perfeito, uma visão da ordem que pode resolver seus problemas; ele tem as verdades eternas reveladas de Nosso Senhor Jesus Cristo que abrem as portas do Céu para suas almas. Ele representa de muitas maneiras aqueles princípios que são a base de toda ordem, decência e bondade que ele deseja transmitir aos outros, e ele vê a mensagem e o mensageiro sendo ignominiosamente recusado.

Esta recusa ignominiosa faz com que o apóstolo da Contrarrevolução partilhe o sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo na sua Paixão, onde experimentou essas rejeições e previu as nossas.

Para um verdadeiro apóstolo da Contrarrevolução, ver esta recusa deveria ser um sofrimento: um sofrimento seguido de indignação. Deve sentir-se indignado com a injustiça desta recusa de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos princípios da ordem, da hierarquia e da beleza. Não há como justificar que esta mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo seja tratada dessa forma. Devemos ficar indignados ao ver Sua glória ofuscada, pisoteada e ridicularizada pelo ódio geral, indiferença e mediocridade. É uma verdadeira indignação, mas sem amargura pessoal.

Acredito que, a menos que alguém fique indignado ao ver os interesses da Igreja Católica e da Civilização Cristã sendo pisado, sua vida espiritual não é o que deveria ser. Esta indignação deve ser calma, estável e sempre presente, pois representa o seu amor por Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e pela Igreja Católica.

Esta é a reação de uma alma ordenada que segue os princípios e valores que Nosso Senhor Jesus Cristo representa. Nosso Senhor é o bem supremo de sua vida e o foco de todas as suas considerações. Assim, ela sofre por causa de seu amor por ele. Ela vê a Igreja Católica, a única Igreja verdadeira, o Corpo Místico de Cristo, sendo rejeitada por aqueles ao seu redor e pela sociedade em geral, e ela sofre por isso. Tenho medo de que uma pessoa que vê isso e não fica indignada não tenha um verdadeiro amor por Deus.

Continua


Esta meditação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira foi resumida,
traduzida e adaptada pela TIA com base na transcrição da fita
Postado em 15 de março de 2021

The crown of thorns


burbtn.gif - 43 Bytes


Tópicos relacionados de interesse


burbtn.gif - 43 Bytes   O Significado das Três Quedas de Nosso Senhor

burbtn.gif - 43 Bytes   O Amor da Cruz na Vida de Hoje

burbtn.gif - 43 Bytes   Como devemos seguir a Paixão da Igreja Católica?

burbtn.gif - 43 Bytes   Os Impropérios da Paixão - I

burbtn.gif - 43 Bytes   Os Impropérios da Paixão - II

burbtn.gif - 43 Bytes   Os Impropérios da Paixão - III

burbtn.gif - 43 Bytes   As Sete Últimas Palavras da Cruz

burbtn.gif - 43 Bytes   O Símbolo do Cálice no Horto das Oliveiras

burbtn.gif - 43 Bytes   A Fidelidade do Resto ao Longo da história

burbtn.gif - 43 Bytes   Como um Católico deve agir diante dos maus Papas


Trabalhos relacionados de interesse


A_tertullian.gif - 23384 Bytes
Button_Donate.gif - 6240 Bytes

A_war.gif - 26230 Bytes


C_Monarchy_R.gif - 6702 Bytes


B_letter.gif - 6994 Bytes

C_Miserablist_R.gif - 4832 Bytes



Devoções Especiais  |  Religioso  |  Início  |  Livros |  CDs  |  Procurar  |  Contacte-nos  |  Doar

Tradition in Action
© 2018-   Tradition in Action do Brasil    Todos os Direitos Reservados